Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

União Europeia dá aval para fusão de gigantes das bananas

União de Chiquita e Fyffes ainda precisa ser aprovada por acionistas

DE SÃO PAULO

Maior produtora de bananas do mundo, a Chiquita Brands, anunciou nesta sexta-feira (3) que sua proposta de fusão com a irlandesa Fyffes recebeu aprovação da Comissão Europeia.

Para convencer o órgão regulador a concordar com a união das companhias, que criará uma gigante com 14% do mercado global de bananas, a Chiquita ofereceu concessões à comissão.

Dentre elas está a eliminação de acordos de exclusividade com empresas terceirizadas responsáveis pelo transporte do produto a países do norte da Europa.

Os conselhos de administração das empresas são favoráveis à criação da ChiquitaFyffes, em operação estimada em US$ 526 milhões.

A decisão final, contudo, cabe a todos os acionistas de ambas as companhias, que também consideram proposta feita pelos grupos brasileiros Cutrale e Safra.

Em uma negociação pouco amistosa com os administradores da Chiquita, as companhias brasileiras oferecem uma proposta superior, de US$ 611 milhões.

Os acionistas da Chiquita votarão se aceitam a fusão com a Fyffes ou se preferem a proposta dos brasileiros em assembleia no dia 23 de outubro. Já a irlandesa convocou seus acionistas para analisar a possível união com a americana no dia 28.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página