Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Começa hoje no Rio conferência TED Global

Marca fez 10 mil eventos em 2.447 cidades de 163 países e tem 1.800 vídeos na internet

FABIO BRISOLLA DO RIO

Em uma tenda montada em Copacabana, 1.000 pessoas, de 68 países, vão assistir às 65 palestras do TED Global 2014, entre esta segunda (6) e sexta-feira (10).

Os palestrantes incluem um urbanista chinês, um economista indiano, uma ativista paquistanesa, um publicitário colombiano. Cada espectador desembolsou U$ 6.000 (R$ 15.000). Os ingressos já estão esgotados.

A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, temas que nortearam as palestras curtas (de 6 a 18 minutos) nas conferências iniciadas em 1984, nos EUA.

Trinta anos depois, a marca TED mobiliza uma indústria de palestras, com mais de 10 mil eventos em 2.447 cidades de 163 países.

Mais de 1.800 vídeos de apresentações do TED estão na internet e somam mais de 2,5 bilhões de visualizações.

"O TED passou a abordar todos os assuntos relevantes, em todas as áreas", diz o italiano Bruno Giussani, curador do TED Global 2014.

"O preço é alto porque existe demanda e também por ser a única forma de pagar nossos custos e possibilitar que todos os vídeos do TED fiquem na internet, gratuitos."

Cabe ao curador definir o tempo de cada palestra. "Seis minutos é suficiente para uma boa mensagem. O histórico discurso I have a dream', de Martin Luther King, tinha em torno de 14 minutos", afirma Giussani. (


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página