Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Começa hoje no Rio conferência TED Global
Marca fez 10 mil eventos em 2.447 cidades de 163 países e tem 1.800 vídeos na internet
Em uma tenda montada em Copacabana, 1.000 pessoas, de 68 países, vão assistir às 65 palestras do TED Global 2014, entre esta segunda (6) e sexta-feira (10).
Os palestrantes incluem um urbanista chinês, um economista indiano, uma ativista paquistanesa, um publicitário colombiano. Cada espectador desembolsou U$ 6.000 (R$ 15.000). Os ingressos já estão esgotados.
A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, temas que nortearam as palestras curtas (de 6 a 18 minutos) nas conferências iniciadas em 1984, nos EUA.
Trinta anos depois, a marca TED mobiliza uma indústria de palestras, com mais de 10 mil eventos em 2.447 cidades de 163 países.
Mais de 1.800 vídeos de apresentações do TED estão na internet e somam mais de 2,5 bilhões de visualizações.
"O TED passou a abordar todos os assuntos relevantes, em todas as áreas", diz o italiano Bruno Giussani, curador do TED Global 2014.
"O preço é alto porque existe demanda e também por ser a única forma de pagar nossos custos e possibilitar que todos os vídeos do TED fiquem na internet, gratuitos."
Cabe ao curador definir o tempo de cada palestra. "Seis minutos é suficiente para uma boa mensagem. O histórico discurso I have a dream', de Martin Luther King, tinha em torno de 14 minutos", afirma Giussani. (