Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Entenda o relacionamento cliente-banco

Para especialista em direito do consumidor, regras dessa relação devem estar claras

DE SÃO PAULO

É comum os consumidores se depararem com taxas de juros diferentes que dependem do "relacionamento do cliente com o banco". Em entrevista em vídeo ao Folhainvest, Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), aborda o que caracteriza tal relação.

Tudo deve estar baseado na clareza das regras, diz. "Se está claro para o consumidor que, seguindo aqueles parâmetros, ele vai ter um benefício X, tudo bem. O problema é que nunca está claro, as regras mudam", ressalta.

Para Oliveira, o banco, como qualquer outra empresa, pode dar um tratamento diferenciado a um determinado cliente caso seja de seu interesse.

"Ou seja, ele pode melhorar a taxa de juros de um cliente que tenha conta-poupança ou fundo de renda fixa, mas jamais pode obrigá-lo a adquirir um serviço ou produto para melhorar esse relacionamento", diz.

SEMANA

Em vídeo que vai ao ar nesta quarta-feira (8), Oliveira detalha como obter tarifas menores na conta-corrente. Na sexta-feira, ele aborda os cuidados que devem ser tomados antes de contratar um crédito pessoal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página