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Entenda o relacionamento cliente-banco
Para especialista em direito do consumidor, regras dessa relação devem estar claras
É comum os consumidores se depararem com taxas de juros diferentes que dependem do "relacionamento do cliente com o banco". Em entrevista em vídeo ao Folhainvest, Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), aborda o que caracteriza tal relação.
Tudo deve estar baseado na clareza das regras, diz. "Se está claro para o consumidor que, seguindo aqueles parâmetros, ele vai ter um benefício X, tudo bem. O problema é que nunca está claro, as regras mudam", ressalta.
Para Oliveira, o banco, como qualquer outra empresa, pode dar um tratamento diferenciado a um determinado cliente caso seja de seu interesse.
"Ou seja, ele pode melhorar a taxa de juros de um cliente que tenha conta-poupança ou fundo de renda fixa, mas jamais pode obrigá-lo a adquirir um serviço ou produto para melhorar esse relacionamento", diz.
SEMANA
Em vídeo que vai ao ar nesta quarta-feira (8), Oliveira detalha como obter tarifas menores na conta-corrente. Na sexta-feira, ele aborda os cuidados que devem ser tomados antes de contratar um crédito pessoal.