Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo portal quer contar história da economia criativa

Projeto Draft nasce como plataforma de conteúdo, mas é também uma empresa de eventos, consultoria e projetos educacionais

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Depois de vender a representação brasileira dos blogs Gizmodo e Kotaku e passar por uma quarentena de dois anos, o empresário e jornalista Adriano Silva lança um novo projeto para contar a história da nova economia criativa e seus jovens empreendedores.

O portal Projeto Draft, que entrou no ar há cerca de um mês, nasce como uma plataforma de conteúdo digital, mas também pretende ter vida própria fora da web, com a promoção de eventos, premiações, consultorias e projetos educacionais.

"O conteúdo é o primeiro formato para entregar a nossa missão, que é dar visibilidade para as pessoas que estão empreendendo e, com isso, inspirar e aumentar o repertório para que outros empreendam também", diz Silva, que antes de trazer o Gizmodo para o Brasil foi diretor da "Superinteressante" e do núcleo jovem da Editora Abril e também da Rede Globo.

No espírito da nova economia que pretende retratar, a Draft não tem endereço físico. A equipe inicial, de quatro pessoas, mais colaboradores, trabalha de qualquer lugar e se encontra fisicamente uma vez por semana.

Experimentando também novos formados publicitários, a Draft será bancada por parceiros e patrocinadores, sem a comercialização de anúncios.

A Natura foi a primeira a fechar um patrocínio, cujo valor ele não revela, e tem sua marca estampada em conteúdos patrocinados e na forma de publicidade nativa, que são anúncios em forma de reportagens (texto ou vídeo) e que são exibidos ao lado do conteúdo jornalístico, mas com a indicação de se tratar de material pago.

"A marca entra de forma integrada. É publicidade, mas não tem ruptura", diz.

A fabricante de cosméticos conta com um canal de vídeos informativos com conteúdo idealizado pela empresa, mas produzido por um time comercial contratado pela Draft.

Em outra frente, a Natura "apresenta" (com uma menção na abertura) reportagens em vídeo sobre mulheres inovadoras, produzidos por uma equipe de jornalistas, sem interferência do patrocinador.

O empresário define o perfil das histórias que pretende retratar como "disruptivos com propósito".

"São empreendimentos que nascem com um propósito e vontade de fazer algo totalmente novo e depois vão atrás de viabilizá-los", diz.

É diferente, explica, do empreendedorismo de alto impacto, apoiado por instituições como Endeavor e cujo foco principal é a geração de resultado.

Segundo Silva, o portal funciona no espírito do "slow news" --poucas histórias bem contadas. Nas primeiras quatro semanas, o Draft recebeu 50 mil visitantes únicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página