Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Produção reage em setembro, mas queda acumulada chega a 16,8%

DE SÃO PAULO

De acordo com dados divulgados nesta segunda (6) pela Anfavea, foram fabricados 300,8 mil veículos no país em setembro, dado que inclui ônibus e caminhões.

O número é 13,7% superior ao de agosto e, pela primeira vez no ano, ultrapassa as 300 mil unidades produzidas.

No mesmo período, as vendas cresceram 8,7%.

De acordo com a entidade, a reação foi estimulada pelo lançamento de produtos, como o Ford Ka 2015 e o VW Fox reestilizado.

Ainda assim, no acumulado de 2014, a produção caiu 16,8% em relação ao mesmo período em 2013. Na comparação de setembro deste ano e setembro do ano passado, a queda é de 6,7%.

O estoque continua alto, chegando a 41 dias. Para a Anfavea, a facilitação na concessão de crédito que movimenta os bancos desde o fim de agosto contribuirá para o esvaziamento dos pátios.

No total, as vendas apresentam queda de 9,1% no acumulado de 2014 em comparação ao período de janeiro a setembro de 2013.

O nível de emprego no setor tem queda de 0,8% na comparação entre setembro e agosto e deve cair ainda mais com o plano de demissão voluntária implementado pela GM na última semana. Hoje, as associadas da Anfavea geram 147,7 mil empregos diretos.

Em maio de 2012, quando o governo anunciou a redução do IPI em troca da manutenção dos empregos, as fabricantes tinham 147 mil funcionários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página