Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mantega diz que economia do país se recupera no 2º semestre

SOFIA FERNANDES DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) classificou de "pessimista" a nova projeção de crescimento da economia brasileira feito pelo FMI.

Segundo Mantega, apesar de o primeiro semestre ter sido ruim para a economia brasileira, com dois trimestres seguidos de queda na atividade, o segundo dá mostras de recuperação.

"No primeiro semestre, tivemos vários problemas internos e externos. Os fatores externos, a meu ver, predominam", afirmou. "Porém, no segundo semestre estamos observando uma recuperação da economia brasileira. Temos vários indicadores que mostram que, a partir de julho, tivemos aceleração moderada do crescimento."

Entre os fatores internos para o desempenho morno da economia, Mantega citou a seca e o ciclo de aumento de juros pelo Banco Central, sem os quais "estaríamos crescendo mais".

Enquanto o FMI projeta em 0,3% o crescimento do PIB para este ano, o governo ainda trabalha com a previsão de 0,9%. Segundo Mantega, há programas em curso para aumentar o investimento.

Já a confiança dos empresários e do consumidor deve ser retomada quando o comércio estiver num "patamar mais acelerado", o que, diz o ministro, deve acontecer no último trimestre.

O ministro voltou a dizer que a economia internacional não se recuperou no ritmo esperado, principalmente a Europa, o que deixa o Brasil "sem uma perna".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página