Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Japonesa Honda faz jato executivo nos EUA e quer criar 'Civic dos céus'

Montadora quer entrar no mercado de aviões com modelo que tem design 'inteligente'

DA REUTERS

A montadora japonesa Honda começou a produzir um pequeno jato executivo com o objetivo de criar um "Civic dos céus". O modelo pode tornar a empresa uma importante competidora entre os fabricantes de aviões.

A companhia anunciou ontem que a sua unidade de aviões nos Estados Unidos está fabricando um pequeno jato para cinco passageiros, que se destaca por ter dois motores montados sobre as asas.

"A certificação federal dos EUA para o motor do jato deve vir antes do fim deste ano e para a aeronave no próximo ano", disse a porta-voz da Honda Fumika Ishioka.

Segundo a porta-voz da empresa, mais de cem clientes fizeram encomendas pelo HondaJet.

Mas a Honda enfrenta obstáculos para entrar no mercado, especialmente diante do design incomum do avião e da falta de histórico da empresa em serviços e manutenção de aeronaves.

"Toda essa novidade assusta muitas pessoas", disse o analista Jeffrey Lowe, da consultoria Asian Sky Group.

O design do jato de US$ 4,5 milhões, com os motores montados sobre as asas, é parte da razão que permitiu maior espaço interno e eficiência no consumo de combustível, segundo o engenheiro-chefe, Michimasa Fujino, agora presidente das unidades de aviação da Honda em Greensboro.

Comparado com jatos similares, o HondaJet é projetado para voar cerca de 10% mais rápido e pousar e decolar em pistas mais curtas. Além disso, precisa de cerca de 20% menos combustível.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página