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Pet shops oferecem 'day care' e recreação

Lojas ampliam oferta de serviços como forma de aumentar o faturamento; setor deve crescer 8,5% neste ano

Donos de cães gastam, em média, R$ 760 por ano; já os de gatos têm despesa anual de R$ 550, diz consultoria

THIAGO SANTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Banhos com essências que acalmam, hidratação de pelos, "day care" e recreação para cães são algumas das opções disponíveis nos pet shops. As lojas têm ampliado a oferta de serviços para os animais como forma de aumentar o faturamento.

Embora a ração ainda seja a principal responsável pelos ganhos das lojas, higiene e beleza vêm ganhando espaço, mostram dados da consultoria Gouvêa e Souza.

Os dois serviços ocupam o segundo lugar na ordem de intenção de compra (32%), pouco atrás das rações (37%), mas muito à frente do terceiro colocado, a gôndola de acessórios, com 8%.

A procura pelos atendimentos de cuidado e estética aumenta à medida que diminui a disposição dos donos para fazer as tarefas.

"Os clientes não têm mais tempo nem espaço para dar banho nos 'pets' em casa, por exemplo", afirma Stéfano Calil, gerente-geral da rede Encrenquinha's.

As lojas oferecem banhos especiais com produtos da Amazônia, dotados de essências que prometem acalmar os animais. Outras opções são hidratação para os pelos e aplicação de protetor solar.

Muitas lojas têm investido em verdadeiros salões de beleza. No Aqualife Pet Center, em Pinheiros, há tratamentos estéticos que incluem clareamento e tintura dos pelos. Os serviços são orientados por um professor e consultor de estética animal.

A loja tem também o "day care", para animais que passam muito tempo sozinhos em casa. O espaço conta com brinquedos e até piscina.

CRESCIMENTO

O mercado de pet shops deve crescer 8,5% no país neste ano, movimentando R$ 12,7 bilhões -mesmo percentual de expansão de 2009 para 2010, quando somou R$ 10,1 bilhões em negócios, segundo a consultoria Gouvêa e Souza. Entre 2010 e 2011, o crescimento foi de 4,5%.

A expansão do setor ocorre em duas frentes, diz Luiz Goes, sócio sênior da consultoria. "Temos o crescimento da classe C, que finalmente tem acesso a essas lojas e impulsiona a popularização do atendimento, e também a oferta de serviços cada vez mais especializados e de maior valor agregado."

O tíquete médio dos pet shops (valor gasto por compra) é de R$ 68, segundo a consultoria. Proprietários de cães gastam, em média, R$ 760 por ano, já os de gatos desembolsam R$ 550.


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