Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em greve, 'El País' circula com metade das páginas

Paralisação envolveu quase toda a Redação do jornal, que protesta contra demissões

LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

O "El País", maior jornal da Espanha, foi publicado ontem com metade das páginas habituais por causa de uma greve de jornalistas da publicação. A paralisação, que começou anteontem e vai até hoje, mobilizou quase todos os funcionários da Redação da publicação -95%, segundo os grevistas, e 79%, segundo a direção do jornal.

A greve é um protesto contra cortes de funcionários e salários anunciado há um mês pelo presidente do jornal, Juan Luis Cebrián. Até meados do ano que vem, o jornal vai demitir um terço da Redação, que hoje tem 468 jornais. Segundo a Folha apurou, as demissões devem ocorrer ainda este ano.

Ontem, após o primeiro dia da greve, o jornal chegou às bancas com 41 páginas -seu principal concorrente, o "El Mundo", que também é tablóide, tinha 71- e sem suplementos nem cadernos regionais. A maioria dos artigos e das reportagens não estava assinada. O site se manteve atualizado ao longo do dia, mas, segundo o site espanhol "Cuarto Poder", foi alimentado por jornalistas da Redação do "El País" no México.

A direção do jornal não se pronunciou, mas noticiou a greve na capa na edição de ontem do jornal. A lista com 149 nomes de jornalistas que serão demitidos não era conhecida até ontem.

Segundo os grevistas, o "El País" gerou lucro de cerca de € 800 milhões (cerca de R$ 2,1 bilhões) desde 2000, mas usou a maioria da verba para investimentos no exterior.

Em nota, o Grupo Prisa, responsável pela publicação do "El País", disse que os cortes são a única maneira de o jornal se manter viável nos próximos anos, por causa da "grave queda de ingressos vindos do mercado publicitário e da redução de difusão". A receita do grupo caiu 5% no primeiro trimestre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página