Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Moda de luxo flerta com as 'pessoas reais'

DO “NEW YORK TIMES”

A moda de luxo está se tornando mais inclusiva. A Ralph Lauren realizou uma campanha estrelada por uma modelo gordinha, e outras grifes vêm lançando linhas com tamanhos maiores. A Lanvin veicula uma campanha cujos modelos são pessoas reais.

Embora Jennifer Hyman, da Rent a Runway, aplauda a Lanvin por usar mulheres que não são modelos em sua campanha, a grife não optou completamente pelo look comum.

"Os participantes foram selecionados, editados e retocados -não é a realidade", diz.

"Nós estamos dizendo que todas as mulheres que visitam o site podem submeter suas fotos."

"Continuaremos a ver um avanço firme nessa direção", diz Kelly O'Keefe, professora do Universidade Estadual da Virgínia, mencionando sites como o Threadless, que mostram fotos de usuárias reais.

"Isso oferece ao consumidor a vantagem de ver que cara a roupa tem quando usada por pessoas reais, o que é muito atraente, e permite à marca conquistar participação do usuário, o que é ótimo. A desvantagem: o ser humano é uma espécie imperfeita."

No site reformulado da Rent a Runway, os visitantes podem fazer perguntas a usuárias reais das roupas: que tamanho de salto você usou com esse vestido? Usou uma cinta? Esse modelo funciona para alguém depois do parto?

Tudo isso poderia reduzir o prestígio de um item de luxo. "Não estamos falando da moça da casa ao lado que tem uma jaqueta da Gucci, um copo de martíni nas mãos e fuma um cigarro, mas de uma top model em Paris fotografada pelo melhor fotógrafo", diz Beckman, da Designers' Management Agency.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página