Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Portugal faz 'leilão' para atrair brasileiros

Empresas do setor imobiliário português buscam investidores e aposentados; governo dá visto para comprador

Serão oferecidas 800 unidades, como casas de luxo e apartamentos, em evento que acontecerá no Rio

PEDRO SOARES DO RIO

Para combater a crise que afeta sua economia, Portugal se empenha não só em atrair empresas e novos negócios, mas também em seduzir interessados em comprar imóveis localizados no país.

Em busca de endinheirados brasileiros, empresas do setor imobiliário português, com apoio do governo, realizam o primeiro "feirão" de imóveis situados no país e destinado a estrangeiros, que acontecerá entre 7 e 9 de dezembro no consulado do país no Rio. Outro evento similar deve ocorrer em São Paulo, ainda sem data definida.

Nessa jornada para atrair compradores de imóveis, o país lança mão de um estímulo adicional: oferece visto de residência para comprador e família por cinco anos, que pode se tornar definitivo ao fim desse período. O visto libera o acesso a todos os países da União Europeia, da qual Portugal faz parte.

Arnaldo Grossman, presidente da Consultan (imobiliária portuguesa contratada para coordenar a oferta), diz que o visto é dado para quem comprar propriedades acima de 500 mil euros (R$ 1,3 milhão), conforme lei aprovada recentemente em Portugal.

A mesma lei dá o benefício a quem investir o mesmo valor num negócio -modelo já adotado por países como Estados Unidos, mas que, nesse caso, restringe o visto para investimentos produtivos.

Quem decidir aplicar esse valor comprará um imóvel de altíssimo padrão em Portugal, onde os preços estão depreciados pela crise.

No "feirão", serão oferecidas 800 unidades entre casas em condomínios de luxo (alguns com campos de golfe), apartamentos e casas de veraneio em diversas regiões do país, como Lisboa e arredores (como o balneário de luxo de Cascais) e as praias do Algarve (extremo sul do país), das mais visitadas de toda a Europa no verão.

A "mostra" de imóveis, como Grossman prefere se referir ao evento, tem como público-alvo a comunidade de luso descendentes, investidores brasileiros e aposentados.

Segundo Cecília Meireles, secretária de Estado do Turismo de Portugal, a intenção do governo é atrair brasileiros para passar uma temporada do ano no país, aproveitando-se da facilidade da língua e da proximidade cultural. Esse foi um dos motivos, diz, da decisão de conceder vistos de residência.

O preço, diz Grossman, é um atrativo para os brasileiros. "O preço de um apartamento em Portugal, comparado com o de um na zona sul do Rio, é a metade do valor."

Além disso, afirma, o custo com alimentação e outras despesas, barateadas com a crise, é outro atrativo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página