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Cifras & Letras

crítica / GESTãO

Livro mostra traços comuns a grandes decisões de negócios

Obra reúne atitudes que mudaram empresas, como a volta de Steve Jobs à Apple

O QUE UNE AS DECISÕES SÃO O ELEMENTO PESSOAL, UMA MENTALIDADE E UMA EXECUÇÃO DE LONGO PRAZO

MARIANNA ARAGÃO DE SÃO PAULO

A ascensão da Apple ao posto de empresa mais valiosa -e talvez mais admirada- do mundo deve muito a uma decisão tomada em meados dos anos 1990 pelo executivo nova-iorquino Gil Amelio.

Foi com o esforço de Amelio, então presidente da companhia americana, que Steve Jobs convenceu-se de vender à Apple a NeXT, iniciada por ele anos antes, e juntar-se outra vez à empresa que fundou.

Após um hiato de uma década, Jobs não só voltou a percorrer os corredores da companhia em Cupertino como deu início a uma das maiores reviravoltas da história dos negócios.

Ele enxugou divisões, cortou produtos periféricos e devolveu aos funcionários inspiração e confiança -algo em falta na empresa naqueles tempos, quando quase tornou-se alvo de aquisição de concorrentes.

O retorno de Jobs em 1996 é uma das decisões de negócios lembradas no livro "The Greatest Business Decisions of All Time" (As Maiores Decisões de Negócios de Todos os Tempos, em tradução livre), organizado pelo consultor americano Verne Harnish e escrito pelo time de repórteres da revista americana "Fortune".

A obra tem a ambiciosa missão de reunir algumas das atitudes de executivos e empresários que mudaram o curso de uma corporação, de uma indústria ou mesmo de toda uma economia.

No prefácio, o guru de gestão Jim Collins destaca que o que une as decisões mostradas no livro são o elemento pessoal -"as grandes decisões começam com grandes pessoas"-, além de uma mentalidade e uma execução voltadas ao longo prazo.

Mas outra característica em comum pode ser atribuída ao "timing" das medidas: boa parte delas foi tomada em tempos difíceis.

É o caso da decisão tomada pelos diretores da Apple nos anos 1990 ou do posicionamento adotado pela fabricante Johnson&Johnson em 1982.

Ao assumir a responsabilidade e agir com rapidez no caso do envenenamento de lotes do analgésico Tylenol, a companhia conseguiu manter em bom estado não só sua reputação mas também o nível de vendas do produto, um de seus "best-sellers", menos de um ano após o episódio.

IMPACTO

Pela extensão de seu impacto, que transcendeu a arena corporativa e modificou a estrutura da economia de um país, uma decisão tomada há quase um século tornou-se "a" decisão mais importante do mundo dos negócios em todos os tempos, na avaliação do autor, Verne Harnish, em entrevista à Folha.

Em 1914, Henry Ford decidiu dobrar os salários de seus trabalhadores, estimulando a adoção da medida por concorrentes e, com isso, aumentando os padrões de renda dos americanos.

"Essa única decisão mudou a forma como os empresários enxergam o trabalho -de apenas mais um item da cadeia de manufatura para um ativo que traz valor ao negócio com seu trabalho e também como um consumidor final", afirma Harnish.


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