Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Exportação de milho já atinge 16 milhões de t

As exportações acumuladas de milho já somam 16 milhões de toneladas neste ano, conforme os dados divulgados ontem pela Secretaria de Comércio Exterior.

As estimativas são de vendas externas totais de 19 milhões de toneladas neste ano.

Até o 15º dia útil deste mês, saíram 2,9 milhões de toneladas do país, uma média de 193 mil toneladas por dia útil. Se for mantido esse ritmo nos cinco dias úteis restantes, as exportações voltam a ser recorde, atingindo 3,9 milhões de toneladas neste mês.

As vendas externas deste ano deverão ficar bem acima das registradas no ano passado, quando saíram 9,5 milhões de toneladas pelas fronteiras brasileiras.

O Brasil tem um dos principais potenciais de exportações neste final de ano, segundo a consultoria Céleres. Com as dificuldades de vendas externas nos Estados Unidos, o mercado externo voltou os olhos para o Brasil, que tem boa disponibilidade doméstica de milho, segundo a consultoria.

Após um ritmo lento de exportações no primeiro semestre, o Brasil teve forte presença no mercado externo no segundo. Só de agosto a outubro o país exportou 9,5 milhões de toneladas do cereal.

O milho brasileiro será ainda mais disputado se Rússia e Ucrânia colocarem as amarras prometidas às exportações de grãos -inclusive no trigo, concorrente do milho.

A busca externa pelo cereal brasileiro ocorre também porque as condições de plantio na Argentina, um importante exportador, são afetadas por excesso de chuvas.

Com isso, o país vizinho não deverá atingir o recorde de 28 milhões de toneladas previsto pelo Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Avicultura As exportações de carne de frango aumentaram neste mês, em relação a outubro. Perderam força, no entanto, em relação a novembro do ano passado. As vendas externas subiram para 14,9 mil toneladas por dia útil, 6% mais do que no mês passado, mas 7% inferiores a 2011.

Queda Ao contrário das vendas de carne de frango, a bovina e a suína perderam força neste mês, em relação a outubro. As exportações de carne suína recuaram 3% no mês, enquanto a bovina caiu 9%, segundo a Secex.

Zinco A perda de ritmo de alguns setores industriais fez a demanda por zinco diminuir nas últimas semanas, elevando os estoques do metal na Bolsa de Metais de Londres.

Sustentação Já os preços dos metais preciosos se sustentam no mercado externo, segundo o Standard Bank. O ouro, que já rompeu a barreira dos US$ 1.740 por onça-troy, deve se manter acima desse valor, segundo a instituição.

Números melhores Os dados da safra de cana começam a mostrar sinais positivos. A moagem supera em 1% a de igual período de 2011, enquanto as produções de açúcar e de etanol anidro são 1,6% e 3,2% superiores.

Fertilizantes A Yara e a Embrapa farão parceria para pesquisas em fertilizantes. O objetivo é a geração de conhecimento e tecnologia no uso eficiente de fertilizantes e seu impacto ambiental.

Soma O acordo une o conhecimento da Embrapa na agricultura tropical ao da Yara em nutrição de plantas, afirma Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página