Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as marcas brasileiras mais valiosas

DE SÃO PAULO

Com valor estimado em R$ 22,2 bilhões, o banco Itaú é a marca brasileira mais valiosa de 2012, segundo ranking divulgado ontem pela consultoria Interbrand.

As marcas de Bradesco e Banco do Brasil ocupam a segunda e terceira colocações do ranking, com valores estimados em R$ 15,1 bilhões e R$ 12,2 bilhões, respectivamente. Em seguida, aparecem Petrobras e Skol.

Somadas, as cinco maiores marcas representam 72% do valor total do ranking, que reúne 25 marcas -avaliadas no total em R$ 95,9 bilhões.

A análise da consultoria leva em consideração fatores como resultado financeiro, influência e força da marca.

O Itaú também foi líder no levantamento do ano passado, mas perdeu 8% de seu valor desde então.

De acordo com a diretora de marketing institucional do banco, Andrea Pinotti Cordeiro, a redução decorre do aspecto financeiro da análise, uma vez que o setor financeiro sofreu impacto do novo cenário econômico do país, de taxas de juros mais baixas e menor rentabilidade das operações de crédito.

"A primeira posição reflete a solidez financeira e o trabalho de gestão de marca feito há anos pelo banco", diz.

A Petrobras, quarta na ranking deste ano, perdeu uma posição em relação a 2011. O valor da marca caiu 8% desde a última análise, para R$ 10,6 bilhões.

O Banco do Brasil subiu uma posição em relação ao ano passado e tomou o lugar da estatal de petróleo.

Duas marcas estrearam no levantamento: Magazine Luiza, na 25ª colocação, e a empresa de tecnologia Totvs, na 23ª.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página