Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA recusam proposta de regulação de internet

País pode deixar negociação em conferência da ONU

DE SÃO PAULO

As delegações dos Estados Unidos e de outros países presentes na Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais, da ONU, surpreenderam-se com a proposta de regulamentação direta da internet feita pelos países árabes, afirma o "Financial Times".

"A conferência foi tomada por um grupo de países que quer estender a regulamentação da internet", disse uma fonte familiarizada com a posição dos EUA.

Apesar de os países já serem livres para impor regulações nacionais, os EUA e seus aliados acreditam que consagrar a prática num tratado legitimaria os regimes autoritários que querem limitar a comunicação pela internet.

O chefe da delegação dos Estados Árabes, Tariq al-Awadhi, defendeu incluir empresas de internet na regulamentação, pois isso as forçaria a trabalhar com os operadores de rede.

Os EUA se recusam a apoiar um fortalecimento da regulamentação que prejudique a liberdade na internet e tem o apoio de Washington para sair das negociações, se necessário, disse a fonte.

Um tratado final deve ser concluído até sexta-feira. Participam da conferência, em Dubai, nos Emirados Árabes, 193 membros da UIT (União Internacional de Telecomunicações).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página