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Bancos terão que explicar serviço cobrado de clientes

Governo vê indícios de falta de informação e dá prazo de 10 dias para receber justificativa

DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO

Os seis maiores bancos do país terão que prestar contas ao governo sobre os serviços cobrados nos pacotes oferecidos aos clientes.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander foram notificados, ontem, pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Segundo Amaury Oliva, diretor do DPDC, os bancos terão prazo de dez dias para apresentar as respostas e a documentação solicitadas. Conforme revelou a Folha, a falta de transparência nos serviços incluídos nos pacotes já havia chamado a atenção do Banco Central.

De acordo com o diretor, a preocupação é saber ser o cliente está sendo devidamente informado sobre o que está pagando e também quais os serviços que ele não precisa ser cobrado.

Técnicos do governo têm indícios de falta de informações, o que dificulta a liberdade de escolha dos clientes, e temem que serviços que deviam ser grátis estejam sendo tarifados indiretamente.

Segundo Oliva, numa análise prévia nos sites dos bancos, foram identificados vários problemas.

"Um deles tem pacotes especial, completo e pleno. Isso não significa nada para o consumidor. Nos três casos, o consumidor acha que está comprando um serviço completo. Não há diferenciação."

HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander disseram que vão prestar os esclarecimentos solicitados.

O Banco do Brasil disse que "cumpre integralmente as normas do Banco Central relacionadas à oferta de produtos e serviços". A Caixa afirmou que "tem como política esclarecer aos clientes, com transparência, as condições de seus produtos e serviços".


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