Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Resultado de pente-fino não foi ainda divulgado

Governo não afasta risco de novo blecaute

DE BRASÍLIA

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, disse que "há uma coincidência ruim nessa sequência de perturbações do sistema brasileiro", mas que a origem do último apagão deverá ser diferente das demais.

Esse foi o sexto caso de blecaute no país desde setembro e o quarto de grandes proporções. No entanto, o ministério nega que haja falhas na infraestrutura do setor, baixo investimento das empresas ou cansaço do sistema.

"Não gostamos quando isso ocorre, trabalhamos constantemente para que isso não se repita ou ocorra, mas é impossível, não posso dizer que não vai ocorrer, porque existem riscos", completou.

Para ele, a extensão do desligamento do último sábado -12 Estados, 13,4% do fornecimento de energia- "foi razoavelmente grande".

O Ministério de Minas e Energia diz, oficialmente, que houve uma separação do sistema elétrico que liga o Norte/Nordeste com o Sul/Sudeste. Com a falha, houve um corte automático de carga para tentar reestabelecer o equilíbrio da geração.

PENTE-FINO

O secretário defendeu que o governo já está tomando providências para evitar novos casos de apagão.

Da lista de medidas, no entanto, o secretário destacou apenas a aplicação do "protocolo de verificação dos sistemas de proteção", o pente-fino, anunciado pelo governo, sobre os sistemas de transmissão, que ainda está em curso e não tem data para ser concluído.

A verificação sobre as usinas geradoras, portanto, virá apenas depois dessa etapa, que ainda não tem data para começar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página