Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itaipu deve bater recorde de produção de energia hoje

Com seca, usina teve explosão de demanda

CLARA ROMAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Hoje, entre às 15h e às 17h, a usina de Itaipu deve bater o recorde histórico de produção de energia anual, de 94,68 milhões de MWh (megawatt/hora). A marca foi alcançada pela própria usina em 2008.

Jorge Samek, diretor-geral da binacional, explica que o aumento da demanda pela energia de Itaipu é uma das explicações para o nível alto de produção. "Nos outros anos, o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico] nos solicitou menos energia, porque os reservatórios estavam numa situação boa", diz ele. Com a seca no Nordeste, no entanto, a procura pela energia de Itaipu aumentou em 2012, possibilitando a meta.

O desempenho do primeiro semestre foi um dos melhores dos últimos anos. Em agosto, a expectativa era de que a usina alcançasse a marca de 100 milhões de MWh. Mas a produção para o segundo semestre foi afetada pelo atraso nas chuvas em novembro, e o ano deve encerrar com 98 milhões de MWh.

Samek comenta que a melhora na distribuição de energia, com o incentivo de programas federais, e o aumento de renda da população também contribuíram para o crescimento da demanda.

Para 2013, a expectativa não é tão otimista, segundo ele. A inauguração de usinas como as de Jirau e Santo Antônio criarão concorrência para a usina.

Apesar do recorde, Samek afirma que Itaipu trabalha no limite e que não tem mais recursos para aumentar substancialmente sua produção.

A usina é a segunda maior do mundo. Três Gargantas, na China, lidera com capacidade instalada de 22,5 mil MW, ante 14 mil MW da usina binacional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página