Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festas servem para planejar finanças em 2013

DE SÃO PAULO

As festas de fim de ano são um momento importante também para planejar a vida da família em 2013 -principalmente a vida financeira.

O educador financeiro Reinaldo Domingos diz que é uma boa oportunidade para reunir a família e colocar no papel -antes de montar uma planilha formal- os sonhos individuais e coletivos, de curto, médio e longo prazo e quanto eles custam.

Quem está com muitas dívidas e não consegue pagá-las precisa colocar também entre os sonhos o objetivo de sair delas, orienta o educador.

"Por que o sonho? Porque temos que fazer com que essa família comece a se mobilizar para priorizar esses momentos importantes que ela quer realizar no futuro", diz.

Também devem ser colocados na ponta do lápis os eventos previstos para os 12 meses do ano que vem, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, pagamentos como matrícula, IPVA e IPTU -que, em geral, são já em janeiro- e os presentes de aniversário de amigos e familiares, além de quanto será gasto em cada evento.

Outro ponto importante é anotar quanto do orçamento da família já está comprometido com dívidas assumidas anteriormente, como o parcelamento da geladeira, do carro ou da televisão. É preciso lembrar dos gastos cotidianos: comida, aluguel e transporte.

"Precisamos saber quanto custa o sonho, quanto vamos guardar e em quanto tempo. Se eu começar a enxergar isso e a família também, os 'nãos' que eu vou falar para a família são em prol de um sonho de cada um que está colocado ali. Assim, todo mundo vai junto", explica.

Com o orçamento e os sonhos em mãos, é preciso retirar os gastos em excesso. Segundo Domingos, toda família tem um consumo de 20% a 30% superior ao que precisa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página