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Moda rápida

Como o modelo de negócios da Zara a tornou a maior cadeia mundial de varejo de moda

SUZY HANSEN DO “NEW YORK TIMES”

A Galícia, na costa atlântica da Espanha, é famosa principalmente por ser o tipo de lugar do qual as pessoas tentam sair. Por boa parte do século 20, centenas de milhares de galegos emigraram para escapar da pobreza.

Mas hoje, enquanto a Espanha oscila à beira da catástrofe econômica, a cidade galega de La Coruña atrai a atenção como a terra natal de Amancio Ortega Gaona, o terceiro mais rico entre os bilionários do planeta e fundador de uma companhia de varejo de moda de imenso sucesso, a Inditex -mais conhecida pelo nome de sua mais antiga e famosa marca, Zara.

Nos últimos cinco anos, o faturamento geral da Inditex subiu de € 9,4 bilhões para quase € 13,8 bilhões por ano. Em 2011, ela tinha 110 mil funcionários, ante cerca de 80 mil em 2007.

Todas as marcas da Inditex -Zara, Zara Home, Bershka, Massimo Dutti, Oysho, Stradivarius, Pull & Bear e Uterqüe- seguem o modelo da companhia: peças na tendência da moda e produzidas de maneira competente, mas ainda assim baratas, vendidas em lojas bonitas e de aparência sofisticada.

A Inditex hoje produz 840 milhões de peças de roupa ao ano e conta com cerca de 5.900 lojas em 85 países. No momento, a rede abarca 4.400 lojas na Europa, cerca de 2.000 na Espanha.

Os principais rivais da Inditex estão bem para trás. O Arcadia Group, que controla a rede Topshop, entre outras, tem cerca de 3.000 lojas. A H&M, sueca, tem 2.500 (se incluídas as lojas de suas marcas menores); e a espanhola Mango tem 2.400 lojas.

As origens da Inditex remontam a 1963, quando Amancio Ortega, filho de um ferroviário, abriu uma fábrica de casacos e roupões em La Coruña. Em 1975, ele inaugurou sua primeira loja, com o nome Zorba, por causa do filme "Zorba, o Grego".

"Mas havia um bar com o mesmo nome a apenas dois quarteirões de distância, e o dono do bar foi à loja e disse que duas casas chamadas Zorba causariam confusão. Já haviam feito moldes para as letras que seriam usadas no luminoso, e eles as reordenaram para ver que nome podiam usar. Escolheram Zara", conta Jesus Echevarría, o diretor de comunicações e rosto público da marca. Ortega não dá entrevistas e não participa de festas.

Um dos principais segredos da empresa é trabalhar com estoques pequenos, repostos agilmente.

A Inditex mantém os estoques sempre atualizados; uma das promessas que suas lojas fazem aos compradores é que encontrarão produtos únicos. As mercadorias giram com incrível rapidez; os milhares de lojas da rede recebem cargas de roupas novas duas vezes por semana.

Dessa maneira, diz Masoud Golsorkhi, editor da revista londrina de moda e cultura "Tank", a Inditex mudou completamente o comportamento do consumidor.

"Quando você vai à Gucci ou à Chanel em outubro, sabe que provavelmente verá as mesmas roupas na loja até fevereiro", ele diz. "Na Zara, você sabe que, se não comprar na hora, dentro de 11 dias todo o estoque terá mudado. É o caso de comprar já ou nunca. E porque os preços são baixos, as pessoas em geral compram já."

Companhias de alta moda, como a Prada e a Louis Vuitton, agora produzem de quatro a seis coleções por ano, e não apenas duas. "Isso aconteceu só por causa da Zara", diz Golsorkhi.


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