Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Google recebe 55 mi de solicitações para retirar links piratas

Entidades da indústria fonográfica são as que mais pediram para remover conteúdo que viola direito

Por lei americana, se mantiver links, site pode ser processado; em 2011, 97% dos pedidos foram atendidos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Google recebeu no ano passado 55,2 milhões de pedidos para retirar links que continham conteúdo pirateado. O volume corresponde somente à ferramenta de busca, não a outros serviços, como o YouTube e o Blogger.

Como a empresa não totaliza os pedidos feitos no ano, a reportagem somou o número de solicitações feitas por semana, divulgado no site. A empresa diz não ter a porcentagem de pedidos atendidos em 2012 e informa que, em 2011, a taxa foi de 97%.

A remoção de links que violem direitos autorais é uma exigência de uma lei dos EUA de 1998. Caso contrário, o Google pode responder judicialmente pelo conteúdo.

O site, porém, só passou a tornar público os pedidos de remoção de conteúdo em maio de 2012 -antes, apenas as solicitações de governos eram publicadas.

À época, o Google, sob pressão das indústrias fonográfica e cinematográfica, afirmou que tomou a decisão para afastar a imagem de conivência com a pirataria.

As maiores solicitantes no ano foram as entidades que reúnem gravadoras, como EMI, Sony, Universal e Warner Music. Primeira e quarta colocadas, a americana RIAA e a britânica BPI pediram a retirada de 8,2 milhões e 3,9 milhões de links, respectivamente.

O recurso também é usado por empresas de outros nichos, como a Microsoft, que pediu a retirada de 6,2 milhão de links. Alvo de 2,3 milhões de solicitações, a página que reúne vídeos Filestube foi a campeã em reclamações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página