Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dívida de embaixada leva a embargo de avião da TAP

Funcionários de missão portuguesa em Brasília questionam redução de salários

DA AFP

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou a apreensão de um avião da TAP no Brasil para ajudar no pagamento de dívidas trabalhistas da Embaixada de Portugal em Brasília.

O Airbus-A330/200 foi embargado porque o governo português controla a TAP.

A empresa disse que não foi notificada da decisão. "A TAP é uma sociedade anônima cujo patrimônio é privado e não pode responder por dívidas de seus acionistas."

Funcionários brasileiros da embaixada, que em 2004 chegaram a um acordo com a sede para regularizar sua situação trabalhista, foram à Justiça em 2010 para reclamar a redução progressiva de seus salários com a valorização do real. O pagamento é feito em moeda estrangeira convertida em reais.

"Alguns ganhavam R$ 6.000 na época [em 2004] e hoje ganham quase metade", disse Borges Rezende, advogado dos trabalhadores que ganharam a causa.

"A embaixada perdeu o processo, mas, por ser uma representação diplomática, não poderia ser declarado embargo de bens. Buscaram-se bens do Estado não pertencentes à missão." Segundo Rezende, o embargo será executado na próxima semana.

A embaixada não quis comentar o assunto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página