Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Acessórios são maior novidade para TV em feira nos EUA

Fabricantes apresentam em Las Vegas avanços em comando de voz, telas personalizáveis e caneta sensível ao toque

BRUNO ROMANI ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

No dia reservado à imprensa na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, os grandes fabricantes de TV apostaram em acessórios e melhorias em funções para compensar a falta de novidades no grande elemento da categoria -a tela.

As principais tendências de tela -a resolução Ultra HD (que tem quatro vezes o número de pixels da Full HD) e o sistema de iluminação Oled- são repeteco dos grandes eventos de tecnologia de 2012. Isso forçou as novidades para outras áreas.

A LG, por exemplo, embutiu o NFC (Near Field Communication), comunicação sem fio, de curta distância, em seus aparelhos. Assim, bastará aproximar da TV um smartphone, que também tenha a tecnologia, para permitir a troca de arquivos entre eles.

A Panasonic apresentou TVs com uma espécie de tela inicial personalizável, como se fosse a de um computador, em que o usuário poderá organizar como quiser o conteúdo de sua televisão inteligente -como vídeos, fotos e programas de TV.

A função suporta múltiplos usuários, e câmeras fazem o reconhecimento facial das pessoas para determinar qual tela inicial irá aparecer quando o aparelho for ligado.

As duas companhias também investirão no comando de voz. A LG fez melhorias no Magic Remote, seu controle remoto esperto, e embutiu microfones para compreender melhor o usuário. Antes eles ficavam na própria TV, o que rendia interferências de outras vozes no recinto.

Os aparelhos da Panasonic também vão interagir por voz. O usuário poderá fazer buscas com voz e a TV falará de volta sobre o conteúdo que encontrou.

Outra função que irá verbalizar o que está na tela é a Voice Guidance, que lê e fala para o usuário aquilo que está na tela.

A Panasonic também mostrou alguns acessórios para as suas TVs. Uma delas é a Touch Pen, uma espécie de grande caneta stylus que funciona com um aplicativo de edição de fotos.

A CES ocorre até sexta-feira e são esperados mais de 150 mil visitantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página