Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Compras chinesas seguram preço do algodão

A diferença de preços entre o maior e o menor valor da cotação do algodão, que tradicionalmente fica próxima de 34%, está abaixo de 10% neste início de safra 2012/13.

Além disso, os estoques finais representam 70% do volume do consumo mundial previsto para o período, o maior patamar desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Outro componente importante no mercado é que a produção do período deverá superar em 10% o consumo. Os dados são do Icac (conselho internacional do algodão).

Tudo isso deveria levar a commodity a ter uma queda mais acentuada de preços do que vem ocorrendo. A explicação, segundo o Icac, está nas compras do governo chinês para a formação de estoques do produto.

Os chineses, que vêm acumulando estoques nos últimos dois anos, devem chegar a março com pelo menos 10 milhões de toneladas.

A safra de 2012/13 está estimada em 26 milhões de toneladas pelo conselho, enquanto o consumo será de 23,5 milhões. Os estoques finais serão de 16,5 milhões.

O algodão foi negociado ontem a 75,7 centavos de dólar por libra-peso em Nova York. Esse valor mostra alta de 2,6% em relação aos preços do início de dezembro.

Nos últimos 12 meses, devido à melhora na oferta e à perda de ritmo da demanda devido à desaceleração mundial da economia, o algodão teve queda de 21% em Nova York.

Essa queda se iguala à do açúcar no período, mas fica abaixo das de café e suco de laranja. Este último lidera a desaceleração de preços, com queda de 40% em 12 meses.

Já o café, devido a uma oferta maior de produto nos países produtores, mostra queda de 32% no período.

Ação Chegou a hora de uma "operação remontagem". A afirmação é de Antonio Camardelli, da Abiec (exportadores de carne bovina), ao se referir aos embargos à carne brasileira devido ao caso não clássico de vaca louca.

Juntos A iniciativa privada vai se unir ao governo para visitar os países importadores de carne. O setor quer uma reversão, já nos próximos meses, das barreiras impostas ao país.

Atenção Um dos casos que merecem atenção é o da China, um projeto de exportação que vinha se confirmando rapidamente.

Cana Estimativas da Safras & Mercado indicam produção de 630 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no Brasil na safra 2013/14. Do total, 600 milhões serão na região centro-sul.

Quem é quem Entre as pressões no Índice de Preços ao Produtor Amplo do IGP-DI da FGV estão milho e aves, uma relação de causa e efeito.

MILHO

Exportações iniciam ano em ritmo forte

O milho começa o ano com um volume maior de exportações e preços ainda mais compensadores, conforme os primeiros dados da Secex.

Na primeira semana do mês, as vendas externas somaram 247 mil toneladas por dia útil. O produto foi vendido a US$ 286 por tonelada.

Em 2012, o Japão manteve a liderança nas importações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página