Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eu invisto em

Thaeme Marioto, cantora sertaneja

"Eu sou conservadora e prefiro investir em poupança, que é mais segura e rentável. Eu e meu parceiro, Thiago, também investimos na carreira da dupla"

INVESTIMENTOS
Tenho uma sobra do 13º salário e gostaria de investir por um ano. A poupança é a melhor opção?
R.P., Betim (MG)

RESPOSTA - Caro leitor, caso seu horizonte de retirada seja muito curto, de até seis meses, a poupança pode ser uma boa alternativa, porém com o risco de perder dos índices inflacionários do período.
Caso seu horizonte seja maior, 12 meses ou mais, acredito que CDBs de bancos médios e/ou Tesouro Direto possam trazer uma maior rentabilidade.

PREVIDÊNCIA
Qual é a melhor idade para iniciar uma previdência privada para o meu filho? Há algum valor ideal?
F.T.S, de São José dos Campos (SP)

RESPOSTA - Quanto mais cedo, melhor. Gosto da ideia de trocar o valor gasto em alguns presentes, não todos, por investimento.
No Dia da Criança, no aniversário e até no Natal, o grande presente que você pode dar é a construção do futuro da criança.
Vale dizer que existem alguns caminhos para isso.
O primeiro e mais cômodo é a contratação de um plano de "prateleira", como um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).
Com a recente redução da meta atuarial -rendimento real mínimo (descontada a inflação)- de 6% ao ano para 4,5% anuais, porém, tenho que lhe indicar um segundo caminho, o do "faça você mesmo".
Essa segunda opção exige menos esforço financeiro e mais intelectual, ou seja, você, como pai/mãe, deverá aprender a investir e acompanhar o investimento de seus filhos.
Pode não ser tão fácil como o primeiro e com certeza não será tão cômodo, mas poderá lhe trazer uma recompensa maior no final do período investido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página