Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mão de obra

71% das empresas brasileiras pretendem contratar em 2013

DO VALOR - Entre as maiores economias do mundo, o Brasil é a que mais deve aumentar o quadro de funcionários em 2013, segundo pesquisa da CareerBuilder com mais de 6.000 profissionais de RH.

No país, 71% das empresas pretendem aumentar o número de colaboradores neste ano, 20% não esperam mudanças em relação ao ano passado e apenas 5% planejam diminuir o quadro de funcionários.

A pesquisa não inclui contratações temporárias ou com jornada de trabalho parcial. No Brasil, as áreas que mais devem contratar, dentro das empresas, são serviços ao consumidor, tecnologia da informação e administração.

Os outros países do Bric são os que estão logo atrás do Brasil no raking dos mais otimistas: a Índia está em segundo lugar (67% das empresas pretendem contratar), a Rússia em terceiro (48%) e a China em quarto (52%).

As economias europeias apresentam a maior perspectiva de demissões ou de manter os números de 2012. Na Itália, país na última colocação, um terço das empresas espera demitir. Na Alemanha, país mais bem colocado depois dos Brics, 29% querem contratar mais.

As expectativas para 2013 refletem o nível de satisfação dos empresários em relação a 2012, também medido pela pesquisa. No Brasil, 80% dos entrevistados disseram que a companhia está melhor financeiramente em relação a um ano atrás. Junto com a Índia (81%), o país sai na frente no nível de satisfação, seguido da China e da Rússia, com índices próximos dos 65%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página