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Tele mais punida pela Anatel, TIM cresce e reduz a vantagem da Vivo

Mesmo com intervenção da agência no setor, operadora foi a que mais cresceu em um ano

Vivo perde participação de mercado sobretudo no segundo semestre; Claro e Oi recuperam espaço perdido

LUCAS SAMPAIO DE SÃO PAULO

A operadora TIM ganhou quase 1,7 milhão de novos acessos a mais que a Vivo em 2012 e diminuiu a diferença para a concorrente, que é líder do mercado de telefonia móvel no Brasil, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Claro e Oi também conquistaram milhões de novos acessos no período, mas a participação de mercado de ambas pouco se alterou.

A Anatel contabiliza o número de acessos -que incluem chips de celulares e internet 3G, entre outros-, e não clientes, porque um cliente pode ter mais de um pacote de voz ou dado da mesma empresa ou de empresas concorrentes.

Mesmo com os problemas enfrentados pela TIM em 2012, como o cancelamento da promoção Infinity Day

-porque a Anatel temia que a sobrecarregasse o sistema da operadora- e a suspensão da venda de novos pacotes de voz e dados em 18 Estados e no Distrito Federal -a companhia foi a mais prejudicada com a medida-, ela diminuiu em quase um ponto percentual a distância para a Vivo em fatia de mercado.

A TIM conquistou 6,3 milhões de novos acessos no ano passado, ante 4,6 milhões da líder, e a diferença caiu 1,7 milhão.

A Claro conseguiu ganhar 4,9 milhões de acessos, e a Oi, 3,7 milhões, mas a participação proporcional de ambas no mercado da telefonia móvel ficou praticamente estável em 24,9% e 18,8%.

O Brasil fechou 2012 com quase 262 milhões de acessos móveis, segundo dados divulgados ontem pela Anatel, um crescimento de 19,5 milhões em relação a 2011.

A TIM ficou com quase um terço das novas habilitações (32%), ante 25% da Claro, 23% da Vivo e 19% da Oi.

PERDAS REVERTIDAS

A Vivo se beneficiou da suspensão das vendas das concorrentes -ela foi a única grande operadora a não ser punida pela Anatel em julho- e ampliou a liderança no período da punição, mas TIM, Oi e Claro retomaram as vendas com intensidade no segundo semestre e diminuíram a distância para a líder.

A Vivo conseguiu 461 mil novos usuários entre junho e julho e sua fatia no mercado subiu de 29,56% para 29,71%, mas terminou o ano com apenas com 29,08% do mercado.

Na outra ponta, a TIM, punida em mais Estados, chegou a perder 0,11 ponto percentual no período, de 26,89% para 26,78%, e terminou 2012 com 26,87%.

CLARO E OI

Antes de terem as vendas proibidas pela Anatel, tanto Claro quanto Oi já haviam perdido participação de mercado entre dezembro de 2011 e junho de 2012 -de 24,93% para 24,58% (Claro) e de 18,78% para 18,65% (Oi).

Entre junho e julho, a Oi, suspensa em cinco Estados, perdeu ainda mais mercado (para 18,59%) e a Claro (suspensa em três) foi a 24,60%.

No segundo semestre, no entanto, as duas operadoras retomaram as vendas com vigor e terminaram o ano com participação muito próxima à do fim de 2011 (18,81% e 24,92%, respectivamente).


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