Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Programa exige preparação e comunicação eficiente

DE SÃO PAULO

Para chegar aos objetivos pretendidos pela companhia, o programa de remuneração variável deve ser bem planejado e comunicado aos empregados do grupo, avaliam especialistas em RH e remuneração.

Caso contrário, o efeito pode ser o inverso do desejado.

Segundo Carolina Farah, diretora da Sinergia Recursos Humanos, o planejamento deve definir o que será medido na análise do desempenho do profissional ou da equipe, de forma objetiva.

Os indicadores mais comuns são performance de vendas e lucro, mas fatores como índice de satisfação do cliente, redução de despesas ou lançamento de produtos também podem ser avaliados.

Programas mais completos costumam incluir ainda uma análise individual de desempenho do funcionário, diz Carolina, considerando aspectos comportamentais.

Segundo Mauro Iavelberg, da consultoria Blue Numbers, outra preocupação dos empresários deve ser a comunicação e o acompanhamento do programa ao longo do ano.

"As regras do jogo devem estar bem claras e devem ser factíveis. Metas impossíveis de serem cumpridas só trarão insatisfação aos empregados", diz.

PREPARAÇÃO

Antes de tudo, a companhia que busca esses programas deve avaliar se tem condições de oferecer as bonificações.

"O empresário precisa analisar se é o momento certo para implantar o programa. Prometer e não cumprir pode ser pior que não dar nada", afirma Carolina, da Sinergia Recursos Humanos.

A remuneração variável pode ser uma fatia do lucro obtido pelo negócio -que varia de 10% a 30%, no caso das pequenas empresas, segundo especialistas- ou estar atrelada ao orçamento da companhia.

Outra recomendação é implantar inicialmente um projeto-piloto do programa com um grupo pequeno de funcionários. Após ajustes, ele poderá ser estendido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página