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Dados on-line turbinam pequenas empresas

Com uso de ferramentas gratuitas, é possível fazer análise sofisticada de consumidores

DO “NEW YORK TIMES”

A Velvet Palate vende vinhos artesanais produzidos em pequena quantidade e usualmente indisponíveis nas lojas físicas. A venda on-line, diz Kim Kooren, cofundadora do serviço sediado em Nova York, permite explorar nicho de clientes diversificados em termos geográficos.

Antes, Kooren trabalhava para uma empresa de mídia on-line que analisava a eficiência de pacotes de assinatura. "Sabíamos de que sites as pessoas vinham, em que páginas clicavam e em que ponto abandonavam o processo", diz Kooren. "Isso nos permitia melhorar aquilo que estávamos oferecendo e a maneira pela qual nos comunicávamos com os clientes."

Não é novo prestar atenção a necessidades e desejos dos consumidores, mas hoje há muito mais dados disponíveis -e a preço mais baixo.

Usando software básico de comércio eletrônico e ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Bing Webmaster Tools, pequenas empresas podem executar trabalhos sofisticados de coleta e análise de dados que as ajudam a concorrer com empresas dotadas de mais recursos.

Na Velvet Palate, Kooren pede aos compradores que se registrem no site, o que a ajuda a recomendar a eles o tipo ideal de vinho. O software de comércio eletrônico usado, o Magento Enterprise, rastreia as vendas e identifica diferentes grupos de consumidores.

A análise dos dados pode elevar as vendas porque permite que as empresas ajustem sua oferta e até desenvolvam produtos para atender as necessidades dos consumidores, segundo Peter Fader, professor de marketing na escola Wharton, da Universidade da Pensilvânia.

Kassie Rempel, fundadora da SimplySoles, em Washington, vende sapatos femininos on-line. Como muitos varejistas, constatou que potenciais compradores visitam o site, põem itens no carrinho virtual e não completam a transação. "Pode ser que algo os tenha distraído", diz Rempel.

Para encorajá-los, ela adotou um sistema desenvolvido por uma produtora de software para a web que envia automaticamente um e-mail ao potencial comprador perguntando se deseja completar a transação. Cerca de 15% das pessoas contatadas o fazem.

Além das ferramentas on-line que ajudam pequenas empresas a gerar e administrar dados sobre consumidores, as opiniões deles agora estão disponíveis por meio de questionários de retorno e fóruns de discussão.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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