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Microempresa de tecnologia lucra com rede não oficial de sites de aeroportos brasileiros

DE SÃO PAULO

Quem busca informações sobre os principais aeroportos brasileiros vai parar nos sites de um time de desenvolvedores que nada tem a ver com a Infraero ou com os concessionários privados de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

Com dois 2 milhões de "page views"/mês, a rede criada pela Prompt-TI oferece informações atualizadas sobre chegadas e partidas de voos, direitos de passageiros e até preços de estacionamento em 11 aeroportos do país.

Segundo o sócio-fundador Rafael Schlagl Adami, 35, a rede tem potencial para gerar R$ 100 mil por mês com publicidade.

Os sites, hospedados no domínio.net, começaram a ser desenvolvidos em 2006, mas só no último ano, quando conseguiram programar para que figurassem no topo das buscas do Google, é que o negócio engrenou. Com maior audiência, ganharam novo visual e começaram a atrair mais publicidade.

Como a Infraero não pode cobrar pela publicidade e concentra informações de todos os aeroportos num único site (infraero.gov.br), a Prompt não tem nem a concorrência oficial.

Mas a situação poderá mudar com as concessões privadas dos aeroportos.

Os novos concessionários de Guarulhos, Viracopos e Brasília já lançaram sites próprios, mas é preciso esforço para encontrá-los no Google.

Viracopos está no endereço www.viracopos.com. Viracopos.com.br já está registrado com terceiros. Para acessar o site de Guarulhos, é preciso digitar www.gru.com (o usuário comum não sabe que o aeroporto agora chama Gru Airport). E o endereço de Brasília está longe de ser óbvio: www.bsb.aero.

Os concessionários de Guarulhos e Viracopos afirmaram que até março os sites devem ser incrementados, com novas funcionalidades. O aeroporto de Brasília foi procurado, mas não respondeu.

O concessionário de Guarulhos diz ainda que pretende adotar "estratégias específicas para web e investimentos em marketing para colocar o site nas primeiras posições dos sites de buscas".

Sobre o site da Prompt, o concessionário de Guarulhos disse que "ainda está avaliando a legalidade do uso do nome 'Aeroporto de Guarulhos' por terceiros".

No passado, a Prompt chegou a ser procurada pela Infraero, mas as conversas não avançaram. A estatal informou que está em consulta com a sua área jurídica para saber "quais providências podem ser adotadas para a retirada dos sites do ar".

Adami diz que é comum grandes aeroportos ganharem sites extraoficiais. Ele diz que ainda não foi procurado por nenhum dos três concessionários e não esconde o interesse em fazer parcerias. "Nosso foco é programação e temos know-how. Eles têm área de marketing e acesso a anunciantes."

CORRENDO PARA A COPA

Independentemente das parcerias, Adami, o sócio Luciano Gisondi e a equipe de mais três pessoas estão investindo para ampliar a rede para 20 aeroportos até a Copa.

Embora a rede de aeroportos detenha a maior audiência de todos os projetos criados pela Prompt, a maior inovação está em uma rede social para condomínios (siteparacondominio.com.br).

Por meio da rede, os condôminos podem trocar informações, anunciar serviços e até mesmo fazer reserva para o salão de festas.

"No ano passado recebemos 700 pedidos de orçamento", afirma Adami. "Quarenta vingaram e hoje já administramos sites de 80 condomínios", comemora.

Com sete anos de estrada, a Prompt diz que já não é mais uma startup. Os sócios negociam com investidores para poder acelerar o crescimento. "Temos conversas com dois investidores. Queremos levar o projeto de condomínios para os Estados Unidos", afirma Adami. (MARIANA BARBOSA)


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