Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Atari pede concordata nos EUA para se livrar de controladora francesa

Empresa que ajudou a criar indústria dos games foca agora jogos para tablet e smartphone

DO “FINANCIAL TIMES” DE SÃO PAULO

A Atari, a empresa que ajudou a criar a indústria dos games nos anos 1970, entrou com pedido de concordata nos EUA (capítulo 11 da legislação americana).

O principal objetivo da empresa é separar-se da companhia que a controla e não dá lucro desde 1999, a francesa Atari S.A., antes conhecida como Infogrames. A divisão dos EUA conseguiu um modesto lucro nos últimos anos.

A empresa informou que as suas operações nos EUA e três outras companhias -Atari Interactive, Humongous e California US Holdings- devem ter todos os seus ativos vendidos em 120 dias.

Entre os ativos, jogos como "Asteroids", "Missile Command" e "Tempest", bem como a marca e o logotipo Atari, uma letra A estilizada de forma a lembrar a imagem do monte Fuji, no Japão.

JOBS

A Atari, que mudou de dono várias vezes desde sua criação, em 1972, ofereceu a toda uma geração sua primeira experiência com videogames. Steve Jobs, que ganhou fama como cofundador da Apple, foi funcionário da empresa em seus primeiros anos.

No Brasil, ficou célebre no início dos anos 1980, com o console Atari 2600.

A Atari Inc., a unidade americana do grupo, anunciou que pedir concordata era "a opção mais estratégica" a fim de preservar valor e "ganhar acesso a potencial de receita não realizada sob o controle da Atari S.A.".

A empresa também pretende conseguir US$ 5,25 milhões em financiamento para focar o desenvolvimento e o licenciamento de jogos para smartphones e tablets.

A Atari, que detém e administra uma carteira de mais de 200 jogos, é conhecida pela criação de "Pong", um jogo bidimensional de pingue-pongue que se tornou um dos primeiros videogames a conquistar grande sucesso comercial.

Depois de seus anos de apogeu, a companhia mudou de área de atuação, dos jogos de fliperama e consoles para jogos digitais e licenciamento. Recentemente, lançou títulos para as plataformas Apple e Android, entre os quais "Outlaw", "Breakout" e "Asteroids Gunner".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página