Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Seria bom aplicar em LCI com 93% do CDI para minha aposentadoria?

M. D. Manaus, AM

ALEXANDRE CANALINI, PROFESSOR DE FINANÇAS DA PUC-RIO- Um longo prazo para poupar permite que você tenha a possibilidade de investir em ativos que tenham perspectiva de retorno maior com um pouco mais de risco.

É possível que o CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, taxa de juros cobrada nos empréstimos entre bancos), apesar do descolamento recente em relação à Selic (juro básico do país), fique próximo a 7,25% (patamar atual da Selic) em 2013. Logo, um investimento em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) que paga 93% do CDI deve render 6,74%.

Se considerarmos que a expectativa do mercado é de uma inflação de 5,65% em 2013, seu juro real seria um pouco superior a 1%.

No Tesouro Direto, os ativos indexados à Selic e as operações prefixadas tendem a trazer um resultado de juros reais semelhantes ao que calculamos anteriormente, portanto, pouco atrativos.

Quando pensamos em um período de longo prazo, por exemplo, entendo que você deva ter um risco moderado e busque em um ativo que beneficie seu longo período de poupança. Destaco os fundos de previdência com perfil moderado.

Alguns bancos têm fundos de previdência com parte da carteira em renda fixa e outra com operações de risco moderado a fim de dar retorno maior ao investidor.

Os planos de previdência têm um benefício quanto ao recolhimento do Imposto de Renda, que ocorre só quando o investidor resgata. Assim, você terá a oportunidade de ficar muito tempo sem recolher imposto.

Na contratação de um plano, procure escolher o regime tributário regressivo, pois o imposto inicia em 35% e cai 5 pontos percentuais a cada dois anos até chegar ao patamar mínimo de 10% após 10 anos.

Um VGBL com tais características poderia ser um bom investimento para o objetivo que você busca.

-

Eu invisto em

Nezinho jogador de basquete

"Eu invisto em imóveis, que é algo seguro. Além disso, eu e minha esposa temos um cabeleireiro em Araraquara (SP), que também é um grande investimento"

-

PREVIDÊNCIA

Tenho uma previdência privada VGBL renda fixa há dez anos, com tabela regressiva. Vale eu pagar hoje 15% de IR, resgatar e investir na NTN-B Principal do Tesouro que vence em 2035?

F.A., DE GUARULHOS (SP)

RESPOSTA - O recolhimento de impostos pesa cada vez mais na decisão dos investidores que buscam trocar de aplicação. Com a queda da taxa de juros e o fato de o resgate recolher antecipadamente parte do capital, ele passa a render de uma base menor.

Se você entende ser uma boa estratégia ficar vinculado ao IPCA (índice oficial de inflação), por meio das NTN-Bs, procure um fundo de previdência que renda de acordo com o IPCA.

Quanto ao processo de migração seria inadequado resgatar. Procure fazer a portabilidade entre planos de previdência.

Isso preserva os recursos aplicados e mantém a alíquota reduzida do IR.

PÓS-GRADUAÇÃO

Durante os estudos de pós-graduação, qual o melhor investimento? Poupança, previdência privada, fundos ou outros?

I.N., DE CAMPINAS (SP)

RESPOSTA - O médio prazo indica um bom período para um investimento moderado, mas é necessário entender o seu perfil antes de aplicar.

Muitos bancos e corretoras têm ferramentas para identificar o perfil. Questões como o seu conhecimento sobre investimentos, o prazo para resgatar, sua relação entre renda e gastos, sua expectativa de retorno e sua tolerância ao risco serão consideradas.

Caso o resultado mostre que você pode assumir algum risco nos investimentos, recomendo que procure fundos multimercado com risco moderado.

Acompanhe o resultado do fundo e entenda o mecanismo do mercado para, em um momento futuro, pensar em aplicar em ativos mais arrojados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página