Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo facilita investimento estrangeiro

DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO

O governo zerou a alíquota do IOF para investimento estrangeiro em fundos de investimento imobiliário negociados na Bolsa. A medida eleva o apetite por essas aplicações.

Mas o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, diz que a intenção não é influenciar no câmbio.

Segundo ele, o decreto buscou apenas acabar com dúvidas sobre a tributação.

Analistas do mercado dividem-se sobre o impacto. Alguns defendem que a medida vai atrair para esses produtos investidores de outros países -inclusive grandes fundos. Estrangeiros fecharam o ano de 2012 como responsáveis por 40% do volume aplicado na Bolsa brasileira.

Há, porém, o grupo dos que acreditam que o fato de o imposto ter sido zerado em um momento em que o BC tem atuado no mercado de câmbio para jogar para baixo o dólar vai afugentar os estrangeiros.

"O estrangeiro não gosta de se sentir pressionado e, além disso, a porta de saída do investimento nesses fundos é somente o mercado secundário [revenda das cotas a outros aplicadores], que ainda é pequeno", diz Fabio Colombo, administrador de investimentos.

O dólar fechou quase estável, a R$ 1,99.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página