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Empresas usam Twitter para explorar apagão na final do futebol americano

Anunciantes pagam US$ 4 mi por 30 s na TV e promovem campanhas integradas com rede social

TIM BRADSHAW DO “FINANCIAL TIMES”, EM SAN FRANCISCO

O Baltimore Ravens conteve a reação do San Francisco 49ers e sobreviveu a uma queda de energia para vencer a mais lucrativa partida de futebol americano de todos os tempos: o Super Bowl 2013.

Os anunciantes pagaram até US$ 4 milhões por comerciais de 30 segundos veiculados no jogo, mas muitos também estavam de olho no mundo digital; metade dos comerciais tinha hashtags do Twitter para estimular a discussão on-line depois da exibição.

A cantora Beyoncé, depois de uma sucessão de notícias sobre uso de playback durante show para a festa de posse de Barack Obama, fez um show de música e dança no intervalo da partida, com patrocínio da Pepsi e participação do grupo Destiny's Child, com o qual chegou à fama.

A rede de TV CBS, que transmitiu a partida, manteve-se no ar durante o apagão e disse à revista "Advertising Age" que seus compromissos com os anunciantes estavam "sendo honrados", a despeito daquilo que a publicação definiu como "um dos momentos mais estranhos na história do Super Bowl".

O blecaute interrompeu os planos de alguns anunciantes, entre os quais a Coca-Cola, que veicularia um comercial em duas partes sobre corridas no deserto, e serviu para quase virar o jogo.

O Ravens vencia por 28 a 6 quando a luz acabou.

REAÇÃO

Em meio a piadas nas redes sociais sobre uma possível ação de hackers em benefício do time do Vale do Silício, o 49ers empreendeu uma grande recuperação quando a energia voltou, mas não conseguiu tirar toda a vantagem que o adversário havia aberto no primeiro período.

A Entergy, responsável pela geração de energia em Nova Orleans, o local da partida, disse que "a distribuição e a transmissão de energia da Entergy não foi suspensa em nenhum momento no Mercedes-Benz Superdome".

Algumas marcas ágeis, como a Audi, rival da Mercedes, e os biscoitos Oreo usaram o Twitter para explorar o blecaute, com brincadeiras sobre a interrupção.

"Estamos mandando alguns LEDs para o @MBUSA Superdome agora mesmo", foi um dos tuítes da Audi.

Oreo e Audi também veicularam comerciais durante o jogo; mais e mais marcas vêm tentando promover campanhas de mídia integradas.

Os anúncios de TV incluíam comerciais ambiciosos da Budweiser, entre os quais o de lançamento da cerveja Black Crown, e um filme da Taco Bell, com moradores idosos de uma casa de repouso escapando para uma noitada.

Alguns anúncios causaram controvérsia, entre os quais "The Kiss", da companhia de registro e hospedagem de sites GoDaddy, acusada de sexismo pelo filme que mostrava uma modelo de biquíni mostrando um nerd enrubescido; e "Get Happy", da Volks, criticado por insensibilidade cultural, já que mostra um homem branco imitando sotaque jamaicano.


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