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Qualidade de internet móvel é reprovada
Nenhuma das quatro grandes teles atinge meta de desempenho da agência reguladora do setor de agosto a outubro
Anatel requer que, de cada 100 conexões, apenas 2 tenham falhas; índice médio das operadoras é 4
A conexão de internet móvel -por celular ou tablet 3G- no Brasil tem mais falhas que as permitidas pela Anatel, reguladora do setor.
O mesmo acontece com o envio de mensagens de texto. O resultado foi divulgado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações.
A agência avaliou o desempenho técnico das operadoras de telefonia móvel de agosto a outubro do ano passado e constatou que as quatro maiores empresas do país -Vivo, TIM, Claro e Oi- não atingiram o percentual mínimo de qualidade para tráfego de dados.
No caso da internet e do SMS, 98% de todo o tráfego deveria acontecer sem falhas de envio ou de conexão, segundo o parâmetro da Anatel. Na média, as empresas fecharam o trimestre em 96%. Ou seja, a cada 100 conexões ou envios de mensagem, 4 falham -o dobro do permitido.
Esse é o primeiro estudo feito pela agência desde que as teles tiveram suspensas a venda de novos chips, no ano passado. A punição atingiu TIM, Oi e Claro e foi justificada pela Anatel com o alto índice de reclamações dos consumidores: em cada unidade federativa do país, foi suspensa a tele com mais queixas.
Desta vez a Anatel informou que não irá punir nenhuma das operadoras, mas que medidas "severas" podem ser tomadas "se necessário".
No início de agosto, a qualidade dos serviços de dados chegou a atingir a marca ideal, mas houve uma piora acentuada em setembro, com leve evolução nos meses subsequentes, mas desempenho ainda insuficiente.
As empresas dizem estar investindo para melhorar o serviço.
LIGAÇÕES
Já a qualidade das ligações feitas e recebidas nos celulares se manteve acima da meta no trimestre avaliado.
Nesse caso, a agência tem uma exigência menor: 95% das chamadas precisam transcorrer sem falhas de completamento ou interrupções. Em outubro, o nível estava em 97%.
Para a próxima avaliação das operadoras, relativa ao trimestre novembro-janeiro, a Anatel quer encontrar sinais de evolução nos seguintes critérios: cobrança (entrega das faturas e detalhamento das contas), informações ao usuário (transparência sobre planos de serviços, promoções e serviços adicionais) e investimentos (na infraestrutura e na rede de dados).