Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Smartphone deixa celular básico para trás em vendas

Comercialização de aparelhos inteligentes cresce 38% no 4º tri no mundo, enquanto a das versões simples recua

Segundo estudo, Apple e Samsung já contam com mais da metade do mercado mundial de smartphones

DO VALOR

Pela primeira vez desde 2009, as vendas globais de celulares tiveram queda, mas, em vez de crise no setor, os números de 2012 mostram uma tendência cada vez mais forte de os smartphones ganharem espaço.

A venda de celular caiu 1,7% em relação a 2011, segundo dados da consultoria Gartner. Os aparelhos básicos (celulares com recursos básicos de vídeo e acesso a internet) tiveram um ano negativo e fecharam o quarto trimestre com queda de 19,3% em relação ao mesmo período de 2011, com vendas de 264,4 milhões de unidades.

Os smartphones, por sua vez, tiveram recorde de vendas entre outubro e dezembro, com 207,7 milhões de unidades comercializadas e aumento de 38% na comparação com o quarto trimestre do ano anterior.

Para os analistas da Gartner, essa tendência deve ser reforçada neste ano. A previsão para 2013 é que as vendas de smartphones fiquem perto de 1 bilhão de unidades.

A projeção para o mercado global de celulares para o período, por sua vez, é de 1,9 bilhão de unidades.

No quarto trimestre, a Apple e a Samsung ampliaram sua participação somada no mercado global de smartphones: de 46,4%, em 2011, para 52%, no ano passado.

A Samsung encerrou 2012 na primeira posição, tanto na categoria de smartphones, como nas vendas gerais de celulares.

Nessa última vertente, a companhia sul-coreana atingiu a marca de 384,6 milhões de unidades, com uma participação de 22%, ante 17,7% um ano antes.

A Apple fechou o ano com 130,1 milhões de smartphones vendidos, ampliando sua participação de 5% para 7,5% no total de celulares.

Com 333,9 milhões de celulares vendidos em 2013, a Nokia viu sua participação cair de 23,8% para 19,1%. A chinesa ZTE ficou em quarto lugar, com 67,3 milhões de unidades, aumentando sua fatia de 3,2% para 3,9%.

Em seguida vieram a sul-coreana LG Electronics e a também chinesa Huawei, com 3,3% e 2,7% de participação, respectivamente.

No segmento de sistemas operacionais para smartphones, o Android, do Google, saltou de uma fatia de 51,3% no quarto trimestre de 2011 para 69,7% no mesmo período de 2012, alcançando 144,7 milhões de unidades.

O iOS, da Apple, ficou em segundo lugar, com 43,4 milhões de unidades e uma participação de 20,9%.

No período correspondente de 2011, a companhia americana detinha uma participação de 23,6%.

No trimestre, a Gartner destacou ainda a queda de 44,4% nas vendas de aparelhos com o sistema operacional BlackBerry e o crescimento de 124,2% nas de aparelhos baseados no Windows Phone, sistema operacional móvel da Microsoft.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página