Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Cenário de curto prazo para Brasil e emergentes é sombrio

KAUSIK BASU ESPECIAL PARA O PROJECT SYNDICATE

A dúvida de quem acompanha a economia mundial é se, após as ações dos BCs globais em 2012, a calmaria que surgiu após a tempestade vai perdurar, permitindo a retomada, especialmente nos países emergentes.

Muitos desses emergentes começaram a crescer rápido apenas recentemente e, dadas suas vastas populações de pobres, o avanço econômico é um imperativo moral.

Examinando o passado com o máximo cuidado possível, e ciente dos riscos de fazer profecias, não acredito em uma recuperação sustentada da economia global.

Até 2015, as perspectivas são sombrias para a Europa e, portanto, para os emergente. A injeção de liquidez realizada em 2012 pelo Banco Central Europeu foi correta. Mas serviu para ganhar tempo, não resolveu o problema.

Se a Europa não fizer sérias reformas fiscais e bancárias e colocar sua casa em ordem, a crise persistirá e o bloco sofrerá um abalo em 2014.

O que isso causa nos países em desenvolvimento? Os EUA e a Europa são as duas maiores potências econômicas do planeta. Qualquer desaceleração em suas economias causa impacto adverso a todos os países emergentes.

A situação no curto prazo para os emergentes é precária. As pressões inflacionárias, já existentes, podem crescer se mais ações de estímulo fiscal forem adotadas.

No médio e longo prazo, o cenário é mais positivo. Países que estão poupando substancialmente, investindo em capital humano e praticando um mínimo de boa governança devem retomar logo o ritmo acelerado de expansão.

Para superar os temores de curto prazo e abrir caminho para crescimento nos países em desenvolvimento, é preciso que os países ricos (Europa, principalmente) restaurem sua situação fiscal.

KAUSHIK BASU é vice-presidente sênior e economista-chefe do Banco Mundial, e professor de Economia e da cátedra C. Marks de estudos internacionais na Universidade Cornell.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página