Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veículos

Estoque cresce 34% em fevereiro, depois de aumento parcial do IPI

DE SÃO PAULO - O estoque de veículos nas concessionárias e nas montadoras cresceu em fevereiro, um mês após o retorno gradual da alíquota de IPI sobre as vendas do setor.

As 310,3 mil unidades paradas nas redes e na indústria representam estoque suficiente para 39 dias, ante 29 em janeiro (alta de 34%).

Segundo a Anfavea (associação do setor), o estoque está relacionado ao menor número de dias úteis em fevereiro (18, ante 22 em janeiro) e não é motivo de preocupação.

Entre abril e maio do ano passado, quando a indústria pediu socorro ao governo em meio à baixa nas vendas, o estoque estava em 43 dias. Porém, para Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, as situações são distintas.

"No ano passado, vínhamos de uma tendência de queda [nas vendas] e expectativa de continuidade daquele cenário. Agora, a tendência é de alta", disse.

Segundo ele, março terá vendas mais aquecidas, uma vez que em abril haverá novo repasse de parte do IPI e consumidores deverão ir às lojas para garantir o desconto.

Após ser zerado em 2012 para carros populares, o imposto está sendo recomposto desde janeiro -a alíquota volta ao normal em julho.

O setor teve alta de 5,2% na fabricação de veículos em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2012. No entanto, os números do mês passado apontam alguns sinais de arrefecimento. A média diária de vendas em fevereiro caiu 7,7% ante janeiro e 0,5% em relação ao mesmo mês de 2012.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página