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Saiba como agir em caso de mau atendimento

Especialistas dão dicas para problemas com bancos e empresas de serviços

THIAGO SANTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Bancos e outras instituições financeiras, assim como empresas de serviços essenciais -como telecomunicações e energia-, permanecem entre as companhias que mais recebem reclamações de consumidores, o Procon-SP.

Em relação aos bancos, a principal queixa é a tarifa de cadastro cobrada em financiamentos, que é permitida pelo Banco Central.

Para evitar problemas nesses casos, a recomendação de especialistas é exigir a informação do custo efetivo total do financiamento, com todas as taxas cobradas.

No setor de telecomunicações, entre os problemas mais comuns estão o descumprimento de promoções e a dificuldade de cancelar linhas.

Nesses casos, a reclamação ao órgão regulador surte efeito, afirmam advogados.

No site da Anatel na internet (www.anatel.gov.br), o consumidor pode registrar a queixa.

Veja outros problemas comuns e como evitá-los

folha.com/no1246834


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