Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado vê leilão do pré-sal neste ano com reservas

DE BRASÍLIA

O leilão de blocos do pré-sal, marcado para novembro, ainda é visto com reservas pelo mercado.

Espera-se rodada com poucos blocos para "testar" o interesse de investidores e principalmente não sobrecarregar a Petrobras, que vive uma fase de "sufoco" de caixa -agora um pouco melhor com o novo reajuste do diesel, o segundo neste ano.

Um técnico do governo diz ainda que, neste ano, o leilão do pré-sal não deve sobrecarregar o caixa da empresa porque foi agendado para o fim do ano.

Desse modo, os pagamentos de bônus devem ficar para 2014. Além disso, os investimentos nos blocos a serem arrematados no fim do ano serão mais intensos apenas num prazo de dois a cinco anos, intervalo no qual é prevista uma situação mais confortável de caixa da Petrobras e a retomada da produção.

Neste ano, serão realizadas ainda outras duas licitações, mas de blocos fora da área do pré-sal. Uma em maio e outra em outubro. A Petrobras terá participação, mas não deve ter uma atuação muito agressiva, o que não vai demandar muitos recursos da estatal.

No leilão de maio, a 11ª rodada, a primeira desde 2008, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) espera arrecadar ao menos R$ 2 bilhões e já informou que 36 empresas manifestaram interesse em participar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página