Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Países boicotam fala de paraguaio na OEA

Vinte e um dos 34 países-membros, entre eles o Brasil, não compareceram à sessão com presidente Federico Franco

Governo paraguaio está isolado desde que houve impeachment de Lugo no ano passado; eleição ocorre em 21 de abril

DE SÃO PAULO

Em mais um movimento para isolar o governo de Federico Franco, 21 dos 34 países-membros da OEA (Organização dos Estados Americanos) -entre eles o Brasil- decidiram boicotar o discurso do presidente paraguaio na sede do organismo em Washington ontem.

Todos os 11 países que integram a Unasul, bloco do qual o Paraguai está suspenso desde o impeachment-relâmpago do presidente Fernando Lugo em junho passado, decidiram não comparecer à sessão.

Segundo a missão do Brasil na OEA, um "conjunto de fatores" levou à decisão de não comparecer à reunião com Franco -entre eles, o fato de considerar não democrático o processo que levou o paraguaio ao poder e as recentes declarações de Franco celebrando a morte do venezuelano Hugo Chávez.

A missão da Venezuela na OEA chegou a distribuir uma carta às outras representações pedindo para que os demais países boicotassem a sessão.

Ontem de manhã, Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua entregaram um comunicado ao Panamá -que exerce a presidência interina do bloco- em que pediam o "rechaço da organização" às "declarações desrespeitosas que ofenderam a memória do presidente Chávez".

Em visita a Madri, antes de ir aos EUA, Franco disse ser um "milagre" que Chávez tenha "desaparecido da face da Terra". Segundo ele, o venezuelano "oferecia proteção a grupos criminosos" como o Exército do Povo Paraguaio.

Os quatro países ainda destacaram no documento que o debate sobre a situação política do Paraguai está "pendente" na OEA. A organização é o único fórum regional em que o governo Franco não foi suspenso.

PRINCÍPIOS

Diante dos representantes de apenas 13 delegações -entre elas EUA, México, Canadá e Honduras-, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, elogiou a "liderança" de Franco. "Sua tarefa não tem sido nada fácil, mas você tem se mantido forte em seus princípios", disse Insulza.

O paraguaio, por sua vez, agradeceu o "apoio da OEA durante o processo de transição" no país. "Vocês [OEA] não se equivocaram ao analisar a situação pela qual atravessa o Paraguai", afirmou Franco, aos poucos presentes.

Funcionários da OEA chegaram a reorganizar as cadeiras no auditório -geralmente ordenadas pelo nome dos países- para que as ausências não ficassem tão evidentes.

Para diplomatas que participaram do boicote, o "timing" escolhido por Franco para a visita à OEA -às vésperas das eleições presidenciais em 21 de abril- também contribuiu para o ato de repúdio. Na avaliação desses países, a intenção do paraguaio seria usar a OEA como palanque.

Ontem, a Argentina -que também não reconhece o governo Franco- se recusou a receber ajuda do Paraguai para as vítimas das enchentes recentes no país. (isabel Fleck)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página