Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Israel

Grupo Anonymous inicia 'hack-intifada'; israelenses reagem

DE JERUSALÉM - O grupo Anonymous deu início, ontem, à anunciada "hack-intifada" contra Israel -esforço coletivo de hackers do mundo inteiro para derrubar sites do governo, apagando o país do mapa da internet.

Mas hackers israelenses lançaram uma contraofensiva, invadindo o sistema central da chamada #OpIsrael (operação Israel). O site foi tomado pelo usuário EhIsR, que colocou como som de fundo na página dos invasores o hino nacional israelense.

Quando acessada pela reportagem da Folha, a página continha, em vez de críticas ao Estado de Israel, argumentos para justificar a ocupação do território palestino. Por exemplo, sob o título de "alguns fatos esquecidos", o usuário EhIsR escrevia que "Israel tornou-se uma nação 2.000 anos antes do advento do islã".

Ao anunciar o ataque, o Anonymous tinha um ponto de vista diverso. "Você não interrompeu suas intermináveis violações dos direitos humanos", dizia a nota ao governo israelense. "Você não interrompeu os assentamentos ilegais. Você não respeitou o cessar-fogo."

O conflito entre Anonymous e Israel ganhou corpo em 2012, quando o governo bombardeou alvos na faixa de Gaza, matando dezenas de palestinos.

Ontem, o grupo afirmou ter invadido contas do Facebook, derrubado sites do governo e roubado informações de cartão de crédito. No entanto, o dano não havia sido confirmado, e a avaria era imperceptível para os usuários da rede.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página