Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coreia do Sul e EUA elevam grau de alerta

Para comando militar conjunto, probabilidade de regime comunista do Norte fazer teste com míssil é 'muito alta'

Na semana passada, Seul e Washington disseram ter detectado movimentação de mísseis para costa leste

MARCELO NINIO DE PEQUIM

O comando militar conjunto da Coreia do Sul e dos Estados Unidos em Seul decidiu ontem elevar o seu nível de alerta, com base em indícios de que a Coreia do Norte pode disparar um míssil "a qualquer momento".

Segundo a Coreia do Sul, a probabilidade de um teste norte-coreano de mísseis de médio alcance é "muito alta", após semanas de escalada na retórica militar na região.

Na semana passada, Seul e Washington afirmaram ter detectado a movimentação de mísseis para a costa leste da Coreia do Norte, dando início à expectativa em torno de um teste iminente.

O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se, disse que o país pediu à China e à Rússia que intercedam junto a Pyongyang para conter a espiral de tensão na península.

A crise atual, considerada uma das mais graves desde o fim da Guerra da Coreia (1953), começou após a Coreia do Norte realizar um teste nuclear, em fevereiro, levando a ONU a aprovar novas sanções contra o país.

Em meio a uma série de ameaças, inclusive de ataque nuclear contra os EUA, Pyongyang respondeu com o anúncio de que reativará todas as suas instalações nucleares e com o fechamento do parque industrial de Kaesong, último projeto de cooperação com a Coreia do Sul.

A maioria dos observadores não crê que o regime norte-coreano levará a cabo suas ameaças, que seriam mais uma prova de força do jovem líder do país, Kim Jong-un, com o propósito de obter concessões dos EUA.

Mas o governo norte-americano diz levar a sério a situação e despachou dois navios de guerra e um sistema antimísseis para a região.

Ontem, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, advertiu que a Coreia do Norte está se aproximando de "uma linha muito perigosa", com sua "retórica belicosa".

O comando integrado das forças norte-americanas e sul-coreanas elevou de 3 para 2 o seu nível de alerta, identificando nas ações norte-coreanas uma "ameaça vital". O nível 1 da escala é sinônimo de guerra e o 4 é adotado em tempos de paz.

Algumas datas de importância no calendário norte-coreano poderiam ser usadas para uma demonstração de força, apontam analistas. Entre elas, a principal comemoração nacional, no próximo dia 15, quando o país marca o nascimento do fundador do Estado, Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un.

FESTA

Nos últimos dias, as estridentes e diárias ameaças contra EUA e Coreia do Sul deram lugar na imprensa estatal norte-coreana aos preparativos para a festa. Pyongyang acusa EUA e Coreia de agravar as tensões com os exercícios militares conjuntos anuais, que terminam no dia 20.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página