Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma decide ir à posse de Maduro e assinar documento a favor dele

DE BRASÍLIA

Em meio à instabilidade política depois das eleições na Venezuela, Dilma Rousseff decidiu participar da posse do novo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e também de um manifesto conjunto dos líderes sul-americanos.

A presidente do Brasil embarca hoje para Lima, onde participa no início da noite de reunião de emergência da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Os líderes da América do Sul deverão ratificar o seu apoio à escolha do sucessor de Hugo Chávez.

A viagem da presidente foi anunciada ontem à noite e surpreendeu até mesmo o Itamaraty. Depois da reunião em Lima, Dilma embarca para Caracas, onde passa a noite e participa da posse de Maduro, marcada para amanhã.

PATRIOTA E RICE

Lado a lado, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, divergiram sobre a legitimidade da eleição venezuelana, contestada pelo candidato derrotado, o opositor Henrique Capriles.

Em visita a Brasília, Rice reafirmou a posição do governo americano, favorável à recontagem de votos, e se disse preocupada com os episódios de violência pós-eleição.

Patriota, por sua vez, disse respeitar a "soberania venezuelana" e afirmou se opor à recontagem, a não ser que se trate de decisão interna das autoridades que comandam o sistema eleitoral do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página