Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Confessionário não é lavanderia, diz papa

Em homilia, Francisco diz que confissão não serve para limpar pecados, nem deve ser vista como uma tortura

Ainda nesta semana, Bento 16 deve se mudar para monastério vizinho à residência do novo papa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O confessionário não é uma "lavanderia" para pecados, disse ontem o papa Francisco durante missa que celebrou na capela da Casa de Santa Marta, onde reside. Tampouco é um momento de "tortura" para o fiel.

No Vaticano, ele elegeu o pecado e a importância da confissão como temas para sua pregação.

Disse que o sacramento da Reconciliação (ou seja, a confissão) é o momento em que Deus salva e perdoa, acolhendo os homens "com a ternura de um pai" e dando "a paz que só Ele pode dar".

Dessa maneira, para o papa escolhido no mês passado, a confissão não pode ser tomada como uma "lavanderia", "em que vamos para limpar a sujeira de nossas roupas", já que o divino espera para esse encontro o homem tal como ele é, um pecador.

Da mesma forma, a confissão não deve ser vista como uma "tortura", onde Deus irá repreender o pecador, mas como um local de adoração, já que "Ele" está sempre disposto a perdoar.

Para o argentino Jorge Bergoglio, o cristão deve ser guiado pelos sentimentos de humildade e doçura, que têm como resultado a vergonha pelos pecados cometidos.

Desde sua eleição como papa, Bergoglio conduz todos os dias uma missa na capela de Santa Marta, à qual assistem cardeais, bispos, membros da Cúria Romana, funcionários do governo do Vaticano, convidados, entre outras pessoas.

BENTO 16

Ainda nesta semana, provavelmente na quinta, o papa emérito Bento 16 irá se mudar de Castel Gandolfo para o monastério Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residirá por tempo indefinido.

O local é próximo à Casa de Santa Marta, o que indica que Ratzinger poderá manter proximidade com o novo papa.

No mês passado, o Vaticano informou que o papa Francisco, por ora, decidiu morar em Santa Marta, local onde se hospedam os cardeais no período de conclave.

Francisco dispensou o apartamento papal no Palácio Apostólico, que vem servindo para as audiências oficiais do pontífice.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página