Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Turquia acusa regime sírio de utilização de arma química

Premiê turco afirma ter provas contra as forças do ditador Bashar al-Assad

Utilização de armas químicas na guerra civil síria poderia levar a uma ação militar contra o governo do país árabe

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Exames em vítimas da Síria que chegaram à Turquia indicaram que armas químicas foram usadas pelas forças do ditador Bashar al-Assad. A acusação é do ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu.

"Estamos fazendo testes e temos algumas indicações que armas químicas foram usadas, mas, para se ter certeza, continuamos com estes testes e vamos compartilhar os testes com as agências da ONU", disse Davutoglu.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, também disse que o país tem provas do uso de armas químicas por parte do regime sírio contra a oposição.

A agência de notícias estatal turca Anatolian afirmou anteontem que o país enviou oito especialistas para a fronteira com a Síria para fazer exames em vítimas feridas da guerra civil em busca de vestígios de armas químicas e biológicas.

As forças de Assad e da oposição trocam acusações sobre o uso de armas químicas.

As afirmações das autoridades turcas contradizem as declarações de Carla del Ponte, especialista da ONU que disse que há "suspeitas concretas" que os rebeldes fizeram o uso de armas químicas.

Segundo Del Ponte, que faz parte da Comissão de Inquérito da Síria, algumas declarações sugerem que os rebeldes usaram sarin, uma substância que atua principalmente no sistema nervoso.

Entretanto, a comissão disse mais tarde que não chegou a conclusões sobre o uso de sarin por ambos os lados do conflito.

REBELDES

Erdogan disse à emissora americana NBC que não acredita que os rebeldes tenham acesso às armas químicas.

Segundo o primeiro-ministro, há ainda pacientes que foram levados aos hospitais da Turquia com ferimentos causados por essas armas.

Ele não detalhou o tipo de arma que o país acredita que a Síria tenha usado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página