Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grupo de arqueólogos explora bairros antigos da capital

DE BUENOS AIRES

Enquanto se transforma em sua superfície, Buenos Aires tem seu passado explorado por meio de escavações arqueológicas. Atualmente, duas importantes zonas estão sendo investigadas: os bairros de San Telmo e de San Nicolás, ambos muito antigos e cuja história remonta à fundação do centro urbano.

Em San Nicolás, as explorações são feitas ao lado do antigo convento de Santa Catalina de Siena. Em San Telmo, na rua Bolívar.

Os achados referem-se aos séculos 17, 18 e 19, quando o porto floresceu, o comércio aumentou e a cidade se expandiu. Em geral, o que tem sido encontrado de mais antigo são objetos de uso pessoal e de cozinha, como panelas, pratos e utensílios.

Eles revelam que a população portenha estava acostumada a comer carne desde cedo, o que acabaria dando personalidade à cidade até hoje. Ainda assim, há objetos que indicam o consumo de peixe.

Também foram encontrados objetos de cerâmica guarani, o que representa ainda um mistério para os investigadores. "Eles podem ter sido trazidos dos arredores do Delta do Tigre, que fazia comécio com o Brasil", diz Flavia Zozzi, arqueóloga que trabalha com as descobertas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página