Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Taleban no Paquistão confirma a morte do nº 2

Grupo retira oferta de diálogo com o governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O porta-voz do Taleban no Paquistão, Ahsnullah Ahsan, afirmou que o grupo irá retirar a oferta de diálogo de paz após a morte de Wali-ur Rehman, vice-chefe da organização no país, em um ataque feito por um avião não tripulado --veículo conhecido como drone-- dos EUA.

A morte do chefe foi confirmada por Ahsan, ontem, em uma ligação telefônica feita de um local não determinado para a Associated Press.

Oficial graduado do Exército, Rehman vinha sendo preparado para suceder Hakimullah Mehsud como chefe do Taleban no Paquistão.

Ahsan disse que o vice-chefe foi morto anteontem por um drone americano nas áreas tribais do país, na região noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão. Oficiais paquistaneses disseram que outros quatro militantes morreram durante a ação americana.

Anteriormente, o Taleban dissera estar aberto às conversas de paz com o novo governo eleito do Paquistão. Contudo, Ahsan disse que o ataque dos EUA teve aprovação do governo e por isso a oferta de diálogo foi retirada.

Os ataques de drones são criticados por opositores e organizações de direitos humanos, principalmente em razão do número de vítimas civis. Recentemente, a Casa Branca prometeu reduzi-los.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página