Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coreias organizam reunião histórica entre ministros

Encontro deve ocorrer na quarta; último evento semelhante foi em 2007

Retomada de atividades do complexo industrial conjunto de Kaesong deverá ser discutida pelas autoridades

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Representantes das Coreias do Sul e do Norte se reuniram no final de semana, pela primeira vez em dois anos, para organizar um encontro de ministros que poderá marcar o restabelecimento do diálogo entre os dois países.

A reunião aconteceu na cidade fronteiriça de Panmunjom e dela participaram três representantes de cada parte. Embora não tenha dado detalhes, o Ministério da Unificação de Seul disse que as conversas estão progredindo, ainda que haja discordâncias que precisam ser acertadas.

Entre os assuntos discutidos em Panmunjom estão o protocolo, a localização, a pauta e o tamanho das delegações para o encontro de ministros. A Coreia do Sul propôs que o evento aconteça na próxima quarta em Seul.

Desde 2007, não há um encontro entre autoridades coreanas desse escalão, resultado do constante aumento da tensão entre as Coreias.

Entre os meses de março e abril, Pyongyang fez uma campanha agressiva de ameaças e hostilidades contra Seul e Washington e retirou os trabalhadores sul-coreanos do complexo industrial de Kaesong, o único projeto econômico conjunto mantido pelo Norte e Sul.

Há a expectativa de que os ministros discutam o futuro de Kaesong, a reativação do complexo turístico conjunto do Monte Kumsang, fechado desde 2008 após um soldado do norte-coreano assassinar uma turista do Sul, e a retomada dos encontros de famílias que foram separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953), o que não acontece desde 2010.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página