Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva forte leva rios a nível recorde na Europa

Enchentes na região central do continente já mataram 22 pessoas

Cheia do Danúbio supera patamar histórico em Budapeste; Elba também tem alta recorde na Alemanha

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O nível do rio Danúbio começou a cair ontem após atingir o recorde de 8,91 metros em Budapeste, capital da Hungria, na noite de domingo. Diques construídos após uma enchente registrada em 2006, quando o rio chegou a 8,6 metros, impediram que o centro histórico da cidade voltasse a ficar totalmente sob as águas.

Segundo o prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, as barragens eram capazes de suportar uma elevação do nível da água até 9,30 metros. Mesmo assim, ele pediu que a população deixasse os carros em casa e evitasse viajar à capital para liberar a passagem a veículos de emergência.

Na Alemanha, os temporais continuaram a alimentar o rio Elba, que também atingiu níveis recordes.

Na noite de anteontem, um dique estourou no Estado de Saxônia-Anhalt, no leste. As autoridades tiveram que esvaziar dez vilarejos e retirar cerca de 1.200 pessoas das redondezas.

As chuvas também levaram à interrupção parcial do tráfego de trens entre a capital, Berlim, e as cidades de Colônia, Frankfurt e Amsterdã, provocando atrasos e cancelamentos.

No total, já foram registradas ao menos 22 mortes nas últimas semanas por conta das chuvas que atingem a Europa central. Além da Alemanha e da Hungria, as enchentes também afetam a Áustria, a Eslováquia e a República Tcheca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página